sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MISTURA DE RAÇAS: SOMOS O SOM DO BRASIL



A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Sabendo que o nosso país foi construído através da mistura de raças e etnias podemos perceber a existência de vários tipos de ritmos musicais os quais estão inseridos na cultura brasileira. Dessa forma, trabalhar com a música desperta emoções e sentimentos importantes para o desenvolvimento infantil, construindo e valorizando um aprendizado de forma a propiciar experiências sócio afetivas e socioculturais. A música influencia o desenvolvimento; formas de estimulação desse desenvolvimento, fases mais propícias para o início dessa atividade para a criança. Beyer (1988) e Ilari (2003) mostram a importância da música já no primeiro ano de vida, pois, segundo as autoras, nesse período a criança está em fase de grande desenvolvimento do cérebro e da inteligência musical. A música, devido a suas características intrínsecas, colabora para o desenvolvimento das estruturas cognitivas, bem como favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, musicais e aquelas relacionadas aos aspectos emocionais. Nessa perspectiva, a creche possui um papel fundamental no processo ensino aprendizagem, criando situações diferentes, criativas, estimulantes, lúdicas e significativas, com foco no desenvolvimento total da criança. Dentro desse contexto, o tema MISTURA DE RAÇAS: SOMOS O SOM DO BRASIL proposto pela Creche Maria Amélia oportunizará as crianças a conhecerem de forma prazerosa, interdisciplinar os ritmos dos povos: indígenas, portugueses e africanos; povos esses que ajudaram a construir o Brasil.


BERÇÁRIO I -MUSICALIDADE INDÍGENA
INSTRUMENTO-CHOCALHO

Educadoras
Ana Maria de Almeida Santos
Ana Paula Queiroz da Costa
Flávia Queiroz da Costa
Valmeísa Aguiar Pinto

























BERÇÁRIO II - A
INSTRUMENTOS-PANDEIRO,ACORDEÃO,CHOCALHO
MUSICALIDADE PORTUGUESA - PEZINHO(Música Pública)
Educadoras
Ana Maria Almeida Oliveira
Marciana Mary Pereira
Juliana Barbosa da Luz
Lindinalva lima Matos

Vivenciando a música Pezinho ao som do pandeiro,chocalhos.Uma bandinha!





Mural de fotos das etapas do projeto. Viva a cultura Portuguesa!











BERÇÁRIO II - B
MUSICALIDADE PORTUGUESA
INSTRUMENTOS - PANDEIRO,ACORDEÃO E VIOLÃO
Pastoril de Sempre -Elieser Setton

Educadoras
Kátia Souza Marinho
Maria José Santana
Marli Pereira Barbosa
Roseli Soares de Lima Dias

Confeccionando pandeiros feitos de prato de papelão ,linha e botões!




Os portugueses possuem um instrumento que se assemelha muito ao Violão e que seria atualmente equivalente á nossa “Viola Caipira”.Construindo um violão com caixa de sapato!
Os portugueses trouxeram muitos instrumentos musicais para o Brasil, tais como o pandeiro, acordeão, piano, cavaquinho entre outros. Sendo assim, o principal instrumento a ser trabalhado com o BERÇÁRIO II será o pandeiro. No Brasil o pandeiro entrou por via portuguesa(sua provável origem é árabe).


O PANDEIRO é o nome dado a alguns instrumentos musicais de percussão que consistem numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância.

O ACORDEÃO é mais conhecido em Portugal como ‘harmónio’. É maior do que a concertina e é bastante utilizado em várias regiões do país, sobretudo na parte norte.   A concertina, além de ser menor tem a caixa hexagonal. Estes dois são instrumentos, que não tiveram origem em Portugal mas que foram introduzidos no país e aqui tiveram grande difusão.





 A dança escolhida será o Pastoril que é um bailado que integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, teve início na Idade Média e era clássico em Portugal onde recebia a denominação de Auto do Presépio. Tinha, contudo, um sentido apologético, de ensino e defesa da verdade religiosa e da encarnação da divindade. Não desprezando os outros instrumentos que também são importantes para complementar o projeto.

















Pastoril de Sempre- Elieser Setton

 Meu são josé dá-me licença
Para o pastoril dançar
Viemos para adorar
Jesus nasceu para nos salvar

Boa noite meus senhores todos
Boa noite senhoras também
Somos pastoras, pastorinhas belas
Que alegremente vamos a belém





MUSICALIDADE AFRICANA
INSTRUMENTO- TAMBOR
Música- Samba lelê (Canção Popular)

Educadoras
Genilda Cavalcante
Mariza Rodrigues Silva


As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade proporcionou a criação de vários instrumentos musicais, entre eles podemos destacar o tambor. 

 Os tambores africanos “falam”, ou seja, são um meio de comunicação social. Denominados de “tam-tam”, esses tambores transmitem códigos precisos para a transmissão de mensagens à distância.

Samba Lelê 

Samba Lelê tá doente
Tá com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava 
De umas dezoito lambada

Samba, samba, Samba ô Lelê
Pisa na barra da saia ô Lalá (BIS)








Quando o tambor é tocado do alto de uma colina, o som que produz pode ser escutado em uma área de até quarenta quilômetros. Porém, às vezes, para garantir a transmissão da mensagem, há tambores intermediários que tocam a cada sete ou dez quilômetros, auxiliando, assim, na transmissão do que se pretende comunicar.


Para cada tipo de mensagem, existe um tipo de tambor: para realizar a função de comunicação pelos “tambores que falam”, os mais utilizados são os modulares ou os de extensão fixa – depende da etnia. Os grandes e os pequenos tambores cilíndricos se complementam. Aqueles, geralmente, são feitos com cascas de árvores cobertos por pele de antílope e são, geralmente, tocados por homens.


CULMINÂNCIA DO PROJETO
MISTURANDO AS RAÇAS E OS RITMOS


A música enriquece as possibilidades de comunicação e expressão, considerada também como uma ponte de socialização, sendo fundamental e importante no processo de aprendizagem nos primeiros anos de vida de uma criança. No dia da culminância do projeto foi uma verdadeira festa de sons e ritmos diferentes foi indiozinho tocando tambor, portugueses com o chocalho e africanos com pandeiros, uma mestiçagem de cultura!


``Mas o que somos mesmo é essa mistura. Uma mestiçagem do corpo e uma mestiçagem da cultura! Dentro de cada um de nós existem milhões de índios, negros e brancos. ``
Ariano Suassuna







Mistura de raças,somos o SOM do Brasil!






Respeito as diferenças!


O trabalho galgado no amor,união,criatividade e organização resulta no belo!


A cultura brasileira foi formado pela mistura de vários povos, principalmente pelos indígenas,portugueses e africanos!







Vamos pegar o chocalho,pandeiro,violão,sanfona e vamos formar a Bandinha Maria Amélia !











A música ajuda a afinar a sensibilidade de seus alunos, aumenta a  capacidade de concentração desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções. Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da aprendizagem.


Sensibilizar as crianças para os sons e ritmos e ao mesmo tempo estimulá-las de forma ampla e divertida, esse foi o nosso foco.









 Percebendo a diversidade de sons e ritmos das três raças;

MOSTRA PEDAGÓGICA 2015


No dia 9 de outubro de 2015 aconteceu a nossa  Mostra Pedagógica 2015. A comunidade prestigiou o evento com muito entusiasmo, apreciando os murais das turmas e a exibição de um vídeo mostrando as etapas do projeto.


Trabalhando a Pluralidade Musical sem dúvidas foi uma feliz escolha para nossa creche, que atende crianças de 4 meses a 2 anos. Para essa faixa etária a música é conteúdo essencial para desenvolver as capacidades motoras cognitivas e sócio-afetivas das crianças.

Foi muito gratificante ver os bebês do Berçário I conseguindo através da brincadeira e estimulados pelas educadoras produzindo sons através do maracá, descobrindo que esse brinquedo produz sons(herança dos índios).

Os bebês do berçário II dançando e ritmando o pezinho ao som do Pastoril e cantigas de roda, estimulando todos os sentidos e aguçando ainda mais a oralidade (herança dos portugueses), a turminha do Maternal tocando os tambores e ao mesmo tempo mexendo o corpinho, dançando livremente expressando-se naturalmente (herança dos africano). Logo, nosso objetivo foi alcançado com sucesso, pois não existe outra forma de aprendizagem para os bebês que não seja de forma lúdica, divertida, uma brincadeira!

Um momento importante foi propiciar aos pais no dia da Mostra Pedagógica a exposição de fotos e vídeos das vivencias e etapas do projeto, momento importante, trazendo a família para compartilhar junto com a escola contando com a participação de 90% dos pais e responsáveis.




"Coube a nós instituição oferecer ambientes e atividades lúdicas onde favoreceu a aprendizagem tornando-a prazerosa elencado a uma equipe comprometida com a criança, conscientes de que a criança aprende brincando e brincando ela é feliz". Ressaltou a Gestora Ilza Cristina Costa

Alegria e entusiasmo com a exibição do vídeo das etapas do projeto.

Participação de 90% dos pais! 

Apreciação dos murais fotográficos!












CRIATIVIDADE!
MURAIS FOTOGRÁFICOS











Berçário II B-Maket do Pastoril










Musicalidade Africana-Turma Maternal









Assim, consideramos que o projeto propiciou a ampliação das capacidades e potencialidades das crianças, trouxe significados positivos que contribuirá no seu desenvolvimento cognitivo e social, nessa primeira fase da educação e nas fases posteriores. 
Equipe Creche Maria Amélia
Parabéns a Equipe Creche Maria Amélia,pais e comunidade Álvaro Gualdêncio,Campina Grande-PB